sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dólar aumentando? E eu com isso?!





Não é de hoje que vemos a alta do dólar no Brasil. Essa verdinha tão poderosa deixa as empresas e os empresários de cabelo em pé. E o mais interessante, é que embora a causa principal desse acontecimento seja a falta de dólar no país, ainda que seja através de futuros investimentos, existem muitos outros motivos que nos levam para essa triste realidade. A tamanha fraqueza de administração do Governo é um destes motivos. Mas fugindo de uma crítica política, vamos focar naquilo que mais nos preocupa, o aumento absurdo do dólar.
Lembro-me como se fosse hoje, em 1994, no início do plano real, R$ 1,00 (Um real) valia U$ 1,00 (Um dólar). Era algo extraordinário para o momento. Pena que durou pouco. 21 anos depois, vemos o dólar bater quase R$ 4,00 (Quatro reais). Sejamos sinceros, dá para sentir vergonha da nossa moeda. 
Mas se usamos diariamente apenas o real, como o dólar alto nos afeta?! 

Ótima pergunta, e existem muitas repostas para ela, mas vou citar apenas três:

1-      Em primeiro lugar, se você pensa em fazer uma viagem internacional, deve saber que sua passagem, sua hospedagem, seus custos com alimentação e compras, será em dólar, ou seja, sua viagem poderá sair 3 ou 4 vezes mais cara. Então, se você pensa em fazer uma viagem, que tem como custo total o valor de U$ 4.000,00, (Quatro mil dólares), pode se preparar para juntar de 12 a 16 mil reais.

2-      Outra situação triste, é que muitos alimentos, roupas e calçados, irão aumentar gradativamente. Então, se você gosta de usar aquela camisa experta da LACOSTE e aquele tênis da hora, da Nike, vai ter que desembolsar muito mais. E na questão de alimentos, não aumentam só os que são importados não. Os que são fabricados no Brasil também. Eles acabam proporcionando um maior lucro para as empresas quando exportados (E com o real desvalorizado, eles são muito procurados), com isso, a exportação ganha prioridade, e a demanda nacional nos faz pagar um preço mais caro.

3-      Uma terceira consequência do dólar alto, é a desvalorização da nossa moeda. Um país com uma moeda fraca, corre riscos de interesses internacionais. O efeito de insegurança na moeda, atrelada aos excessivos impostos, inflação alta, poucos investimentos, são alguns exemplos de causas que podem fazer com que empresas saiam do país ou deixem de entrar.


Desejo dias melhores ao nosso real, e claro, aos nossos bolsos. Afinal, o dólar faz mais parte da nossa vida do que imaginamos. Temos muito com isso!

Nenhum comentário

Postar um comentário